
A Futilidade da Utilidade
Análise Libertária
A Futilidade da Utilidade
Murray Rothbard tinha uma conceção da ética diferente da visão predominante entre os economistas mainstream. Defendia direitos, ao passo que o mainstream favorece o utilitarismo. Os economistas mainstream costumam afirmar que são "isentos de valores", mas o seu apelo à "função de bem-estar social" desmente isso.
Na minha coluna desta semana, discutirei algumas críticas ao utilitarismo levantadas pelo filósofo britânico David Wiggins, no seu livro Ethics: Twelve Lectures on the Philosophy of Morality (Harvard University Press, 2006). Wiggins é um dos melhores filósofos analíticos contemporâneos, mas escreve num estilo denso e difícil. Se os seus alunos conseguiram acompanhar as aulas em que este livro se baseia, devem ter sido um grupo extraordinário!
Os utilitaristas argumentam que se deve sempre escolher a opção disponível que terá as melhores consequências. O que "melhores consequências" significa varia entre os diferentes utilitaristas, mas normalmente significa a opção que provavelmente maximiza o prazer e minimiza a dor, sendo estas palavras entendidas num sentido amplo como "satisfação de preferências".
Um problema com isto, observa Wiggins, é que não pode haver nada de tão mau que seja absolutamente proibido: pode ser moralmente permitido, por exemplo, que o homicídio e a violação não sejam tão maus que nunca pudessem ser excluídos ou, de facto, moralmente exigidos, se maximizassem a utilidade. Os utilitaristas tentam contornar isto atribuindo "utilidade negativa" a estes crimes, mas Wiggins diz que isso não funciona:
Mas a dificuldade é… que, assim que se atribui algum valor definido à utilidade de a regra contra matar não ser quebrada… será fácil imaginar que tantas pessoas ficarão exultantes com a morte da vítima que a massa dos seus prazeres afogará a desutilidade de quebrar a regra.
Em apoio do que Wiggins diz, eis o que Bryan Caplan afirma sobre o seu amigo e colega economista Robin Hanson:
Por exemplo, disse-me recentemente que "o principal problema" do Holocausto foi não terem existido nazis suficientes! Afinal, se tivessem existido seis biliões de nazis dispostos a pagar 1 dólar cada um para que o Holocausto acontecesse, e meros seis milhões de judeus dispostos a pagar 100.000 dólares cada um para o impedir, o Holocausto teria gerado 5,4 biliões de dólares em excedente do consumidor.
Consideremos outro exemplo. Suponha-se que as únicas pessoas no mundo são o milionário Hannibal, um traficante de escravos, e 10.000 escravos órfãos sem um tostão. O traficante de escravos não tem uso direto para os seus escravos, mas gosta de dinheiro; Hannibal, por outro lado, é um canibal voraz. Segundo o Robin, o "resultado ótimo" é Hannibal ficar com os 10.000 órfãos e comê-los.
Wiggins levanta um problema diferente, embora relacionado, para o utilitarismo. Independentemente de quão mau um determinado resultado seja considerado, pode-se estar autorizado - ou até obrigado - a fazer algo, desde que fazê-lo seja um meio para minimizar a quantidade desse mesmo mal:
Um terrorista de algum tipo exige… que eu me incline para fora da janela do quarto onde me surpreendeu e dispare duas balas sobre uma multidão de pessoas em baixo - ou então (diz ele) fará explodir a estação ferroviária de Waterloo (Londres) em hora de ponta (como me convence já ter preparado). Deste modo, parece forçar-me, enquanto agente putativo, a fazer uma comparação entre a maldade de um punhado de vítimas e a maldade de milhares de vítimas. Se a comparação assim descrita for tão simples quanto isso, então torna-se visível algo notável, que Philippa Foot assinalou: nomeadamente que, segundo os cânones do raciocínio consequencialista, não há nada de tão terrível que um agente não possa ser obrigado a fazer precisamente essa coisa para dissuadir ou impedir outros de fazerem ainda mais dela, numa escala maior, com um resultado ainda mais pavoroso.
Este é o mesmo problema para o qual o grande filósofo libertário Robert Nozick chamou a atenção quando discutiu aquilo a que chamou o "utilitarismo dos direitos" em Anarchy, State, and Utopia (Basic Books, 1974), embora Wiggins pareça não estar ciente disso. Mencionei anteriormente que os economistas mainstream manifestam implicitamente o seu compromisso com o utilitarismo ao falarem da "função de bem-estar social", e Wiggins tem alguns pontos de natureza técnica sobre este conceito:
A ideia original de utilidade é substituída pela ideia mais fácil e aparentemente mais promissora de que existe alguma função matemática como se, que cada "consumidor" procura maximizar na sua busca pessoal dos seus "gostos", e à qual podem ser atribuídas as características necessárias para definir uma ordenação do mais e do menos. Num primeiro momento, a função é postulada (dizem-nos) porque a hipótese de que ela existe é suposto ter implicações que a observação pode apoiar ou contradizer. Pretende-se que produza observações sobre comportamentos observáveis.
Na prática, porém, muito pouco pensamento foi dedicado a estabelecer as credenciais empíricas ou outras da própria afirmação (o dogma, atrevo-me a chamá-lo) de que deve existir, para cada consumidor, alguma função que abranja não apenas as suas transações no mercado mas tudo o que ele valoriza. Não se procura evidência para isto - simplesmente assume-se. Aparentemente, já não importa se existe ou não tal coisa como utilidade, ou se existe ou não uma tal função abrangente.
Fica-se com a forte impressão de que Wiggins não aprecia esta visão. Em termos menos técnicos, está a questionar o dogma de que tudo tem um preço. Murray Rothbard também rejeitou a função de bem-estar social e, em economia, esteve sempre certo.
Artigo publicado originalmente no Mises Institute.
David Gordon (Autor)
Instituto Mises Portugal (Tradução/Adaptação)
Nota: As visões expressas em mises.pt não são necessariamente as do Instituto Mises Portugal.
Partilha este artigo com:
- O estudante de economia que questiona o mainstream académico - vai descobrir por que a "função de bem-estar social" é um dogma sem fundamento empírico e como o utilitarismo leva a conclusões moralmente aberrantes.
- O defensor das liberdades individuais cansado de ouvir "o fim justifica os meios" - encontrará aqui argumentos sólidos para refutar quem defende que direitos podem ser sacrificados na balança da utilidade colectiva.
- O curioso por filosofia moral que quer entender as falhas do consequencialismo - vai perceber porque não pode haver nada de tão terrível que o utilitarismo não consiga justificar em nome da maximização do prazer.
1UtilitarismoDoutrina que julga ações apenas pelas consequências, maximizando prazer e minimizando dor.
É a ideia de que uma ação é boa se produzir mais felicidade total no fim. O artigo mostra como esta visão pode justificar atrocidades, desde que suficientes pessoas beneficiem. Bryan Caplan dá o exemplo do Holocausto: segundo a lógica utilitarista, seria "aceitável" se seis biliões de nazis pagassem para que acontecesse.
2Função de bem-estar socialFórmula matemática que tenta somar a felicidade de toda a sociedade.
Os economistas convencionais usam este conceito para justificar políticas públicas. Rothbard rejeitava-o completamente. Wiggins critica que não existe evidência de que cada pessoa tenha uma função de utilidade que pode ser somada às outras. É um dogma aceite sem prova empírica.
3Direitos naturaisPrerrogativas que pertencem a cada pessoa independentemente das consequências.
Rothbard defendia que certas ações são erradas por princípio, não importa o resultado. O artigo contrasta esta posição com o utilitarismo, que pode violar direitos se isso aumentar a utilidade total. Matar um inocente continua errado mesmo que mil pessoas fiquem contentes.
4ConsequencialismoTeoria moral que avalia ações apenas pelos resultados que produzem.
Segundo esta lógica, não há nada absolutamente proibido. O exemplo do terrorista mostra o problema: podes ser obrigado a matar duas pessoas para salvar milhares. Robert Nozick chamou a atenção para este problema no seu livro de 1974.
5Excedente do consumidorDiferença entre o que alguém pagaria e o que realmente paga numa transação.
Conceito económico que mede o benefício de quem compra. O artigo usa Robin Hanson para mostrar o absurdo: calcular que o Holocausto gerou "excedente positivo" porque mais pessoas queriam que acontecesse do que impedir. Revela para onde o utilitarismo pode levar.
6Escola AustríacaCorrente económica que defende o mercado livre e rejeita a planificação estatal.
Rothbard e o Mises Institute representam esta tradição. Argumentam que a economia não pode ser reduzida a fórmulas matemáticas. A ação humana é complexa demais para ser modelada artificialmente. Criticam o uso de funções de utilidade como pseudociência.
7UtilidadeMedida teórica de satisfação ou prazer que alguém retira de algo.
Conceito central na economia convencional. Wiggins aponta que os economistas assumem que cada pessoa tem uma função de utilidade sem nunca provar que existe. Rothbard sempre rejeitou esta ideia como falta de rigor científico. Na prática, ninguém consegue medir utilidade de forma objetiva.
8MainstreamCorrente dominante numa área — aqui, os economistas académicos convencionais.
Refere-se aos economistas que seguem o utilitarismo e aceitam conceitos como a função de bem-estar social. Dizem ser "isentos de valores" mas impõem juízos morais através das suas teorias. Rothbard e a Escola Austríaca opõem-se a esta visão.
Informações
em 2 de março de 2026
Conteúdo Relacionado
As Raízes Aristotélico-Tomistas da Escola Austríaca
Siteestado desperdiça dois terços de cada dólar redistribuído
SiteMises Institute: Quo Vadis?
SiteRothbard: individualismo é autopropriedade, não globalismo
SiteRothbard Nunca Abandonou os Seus Princípios
SiteA Alteração da Moeda em Juan de Mariana e Murray Rothbard
Site