Voltar ao propaganda.pt
Minarquismo: o Pior Tipo de Idolatria do estado
Site· Mises Portugal· Per Bylund

Minarquismo: o Pior Tipo de Idolatria do estado

Análise Libertária

Estar um pouco molhado, ainda é estar molhado? Parece uma pergunta com uma resposta óbvia. Mas, para muitos, a resposta correta - pela qual argumentam de forma vociferante - é que "um pouco molhado não é molhado".

Estou, evidentemente, a falar do minarquismo e do estatismo. Ambas são posições com planos sobre como a sociedade deve ser organizada, garantidos pela monopolização do uso da força e da violência. Aquilo em que diferem é em "quão molhados" são. Todavia, querem que acreditemos que existe muito mais do que uma diferença no respetivo grau de molhadez. Alegam que se trata de uma questão de princípio, e não de magnitude.

Da minha perspetiva anarquista, isto é ao mesmo tempo cómico e triste. Um estado é um estado independentemente do seu tamanho. Tem uma natureza que decorre simplesmente do facto de ser um estado. E esta natureza aplica-se independentemente da forma como se escolha medir o seu tamanho ou impacto. Isto é importante recordar e precisa de ser central na filosofia libertária.

Walter Block colocou a questão: qual seria a verdadeira posição libertária se as opções forem, por um lado, uma taxa de imposto mais elevada que gera menos receitas estatais e, por outro, uma redução de impostos - uma taxa de imposto mais baixa - que, devido à curva de Laffer, gera mais receitas para o estado? Ambas as opções parecem ter efeitos simultaneamente libertários e antilibertários. Portanto, queremos taxas mais baixas ou menor receita estatal se não pudermos ter ambas?

Embora aprecie o que Walter está a tentar fazer com este suposto dilema, a resposta não é uma ou outra. As opções revelam o erro fundamental de sujeitar os princípios a um raciocínio incrementalista. Neste caso, o princípio são os direitos de propriedade privada - o direito do indivíduo ao que adquiriu e acumulou de forma justa. Em ambas as opções, os direitos de propriedade privada são violados pelo estado. Então, será uma opção melhor do que a outra?

A resposta é que depende. O ponto em que se chega é uma questão da situação pessoal de cada um - a sua preferência. Mas a preferência é distinta do princípio. Pode-se preferir uma taxa de imposto mais alta ou mais baixa dependendo da forma como isso acabe por afetar cada um. Trata-se de defender o que é nosso. Mas ambas as opções são más. Escolhe-se provavelmente aquilo que se considera ser o menor de dois males. Mas o menor mal é ainda um mal.

A verdadeira resposta libertária à pergunta de Walter é que somos contrários a violações de direitos de propriedade privada - especialmente quando institucionalizadas, centralizadas e monopolizadas num estado. A extensão do roubo não altera o facto de ser roubo. O princípio é claro: o roubo é um crime.

Certamente, o furto simples ou o roubo de loja é menos intrusivo e causa um fardo menor ao proprietário do que, digamos, um imposto que rouba consistentemente um terço do rendimento. Assim, podemos preferir o primeiro. Mas continua a ser roubo. Não é menos roubo só porque o ladrão roubou menos valor.

Os direitos são, neste sentido, preto e branco: ou são violados ou não são. Trata-se de culpa e responsabilidade. Não se trata de fazer do perfeito o inimigo do bom. A prática de aplicar, manter e defender direitos lida com magnitudes e aplica punições, penalidades e consequências no caso concreto. Mas depende da avaliação preto e branco de saber se um direito foi violado. Sem violação de direitos, não haverá sanção. Mas a sanção depende da magnitude do crime.

O que é que isto tem a ver com molhadez e minarquismo? Assim como devemos distinguir entre uma violação de direitos e as sanções, devemos manter princípios e preferências separados. Alguns libertários podem preferir uma taxa de imposto mais alta porque reduz a receita do estado. Outros podem preferir uma taxa mais baixa mesmo que isso aumente a receita do estado. Mas nenhuma dessas posições é uma questão de princípio. Em ambos os casos, os direitos de propriedade são violados - pelo estado.

Por outras palavras: não se pode fazer um argumento libertário baseado em princípios para nenhuma das posições. O argumento libertário baseado em princípios é contra a tributação. É também contra o estado, já que a própria existência do estado viola os direitos das pessoas.

Os chamados minarquistas tipicamente consideram-se libertários, embora possam usar outros rótulos como o objetivismo. Mas aderem, ou pelo menos prestam homenagem, a uma posição de princípio de não agressão. Os libertários, incluindo os minarquistas, defendem que ninguém - quer atuando diretamente, quer cobardemente através de outrem - tem permissão para violar os direitos dos outros.

Então, e o estado? Aqui é onde os minarquistas cometem um erro fundamental que se recusam a reconhecer. Para eles, se o estado é pequeno, deixa de ter qualquer dos males que acompanham o facto de ser um monopólio da violência. Mas porquê? Não só temos o problema de saber o que "pequeno" significa - voltando ao hipotético de Walter, será pequeno o estado que cobra uma taxa mais baixa mas arrecada mais receitas, ou será pequeno o estado de taxa mais elevada mas receita menor? - como também temos o problema de saber por que razão a natureza do estado deixaria de se aplicar.

Sem dúvida, os minarquistas inventaram todo o tipo de esquemas que supostamente mantêm o estado pequeno. Algumas das tentativas mais honestas reconhecem que o estado tentará aumentar o seu poder, influência e domínio na sociedade. Tal como os fundadores americanos, redigem portanto diferentes tipos de trelas institucionais para acorrentar a besta. Isto foi tentado na história e nunca funcionou. A razão é que o estado é poder, força e violência. Este é o seu princípio fundamental; é assim que é definido, aquilo que o distingue de outros tipos de organizações. O monopólio da violência.

Ser um proponente desta besta é ser um proponente daquilo que ela é. É claro que se pode ter preferência por um tipo específico de besta. Isto está no núcleo do que os minarquistas defendem. A sua besta particular é pequena, não ameaçadora e mantida numa trela apertada. Mas continua a ser uma besta. E, como tal, viola direitos, tem o poder de violar direitos e tem o incentivo para crescer, tornar-se ameaçadora - e libertar-se da trela.

A solução anarquista é simples: matá-la. Se não tivermos uma besta, não precisamos de temer uma. E se não tivermos uma besta, ficamos livres para encontrar soluções para os nossos problemas por nós próprios.

O que é fascinante é que os minarquistas nem sequer consideram esta solução, que deveria ser bastante óbvia quando se considera o princípio libertário de não agressão. Na verdade, muitos deles são opositores muito vocais desta solução. Porquê? Não seria razoável gastar o tempo, o esforço e a energia que os minarquistas investem em produzir esquemas que supostamente mantêm o estado na trela, para, em vez disso, encontrar soluções sem ele?

A razão, embora os minarquistas não o queiram ouvir, é que não conseguem imaginar um mundo sem estado. Para eles, o estado não é meramente uma solução para um problema, mas uma garantia. O estado garante que os direitos das pessoas são protegidos, defendidos e mantidos. É a garantia de justiça, paz e liberdade na sociedade. Pergunte-se a qualquer minarquista, e ele deixará claro que é a incapacidade do anarquismo de fornecer tal garantia aquilo a que se opõem. Não conseguem conceber nem aceitar que a sociedade possa funcionar sem um desígnio ou autoridade central.

Isto é, na verdade, o núcleo da ilusão estatista. Quer defendam um estado "grande" ou "pequeno", os proponentes do estado acreditam fundamentalmente na fantasia de que não podemos prescindir dele. A única diferença entre minarquistas e estatistas mais robustos é que os primeiros percebem que o estado não funciona como garantia noutras esferas da sociedade. Mas, afirmam, deve garantir os nossos direitos. Mantendo o seu monopólio da violência e impedindo as pessoas de resolverem os seus próprios problemas.

Eu, pessoalmente, preferiria viver sob um estado minarquista do que sob outras variantes, como o estado nazi, comunista ou assistencialista. Mas, como questão de princípio, é uma abominação. Deve ser abolido.

Finalmente, deixe-me acrescentar que os minarquistas não são nossos compatriotas ou camaradas de luta pela liberdade. São, na verdade, o pior tipo de estatistas. Não só aceitam o princípio do estado, que é fundamentalmente antilibertário, como têm uma visão glorificada e irrealista dele. Outros estatistas consideram corretamente o estado uma fonte de poder que usarão para impor a sua estrutura preferida de sociedade. Reconhecem frequentemente que é um meio para os seus fins e que o empunharão como uma espada. Para os minarquistas, porém, o estado é o garante necessário de tudo o que é bom: o protetor, o defensor e o executor dos nossos direitos naturais. É, por outras palavras, o portador da liberdade, da paz e da justiça.

Não se pode ser mais estatista do que isto.

Partilha este artigo com:

  • O libertário que ainda acredita num "estado mínimo" - vai perceber que não existe estado bom, só existe estado, e que a coerência principsal exige rejeitar completamente o monopólio da violência.
  • O jovem que está a descobrir o libertarismo - vai evitar cair na armadilha intelectual do meio-termo e entender que os direitos de propriedade são violados quer o estado seja grande ou pequeno.
  • O conservador que diz defender "menos estado" - vai confrontar-se com o facto de que aceitar qualquer estado é aceitar o princípio da coerção institucionalizada, independentemente da sua dimensão.

Normalização da Coerção - O minarquismo apresenta a violência estatal como aceitável desde que "limitada", usando a falácia de que um estado pequeno deixa de ter a natureza de monopólio da força, quando na realidade continua a violar direitos de propriedade privada através da tributação.
Falsa Garantia de Segurança - Os minarquistas retratam o estado como protetor e defensor dos direitos naturais, criando a ilusão de que sem este monopólio da violência não haveria justiça nem liberdade, quando é precisamente o estado que institucionaliza a violação sistemática desses direitos.
Distorção Semântica - O minarquismo reclassifica o roubo como tributação legítima e a agressão como proteção, fazendo crer que a natureza criminosa de uma ação muda conforme a dimensão do agressor ou a existência de uma "trela institucional" que nunca funcionou historicamente.

  1. 1Minarquismoestado mínimo que só garante direitos básicos.

    É a ideia de que deve existir um estado apenas para proteger direitos. O autor critica os minarquistas por aceitarem qualquer forma de estado. Os EUA tentaram isto em 1776, mas o poder cresceu sempre.

  2. 2EstatismoCrença de que o estado é necessário para organizar sociedade.

    Defesa da existência do estado como solução para problemas sociais. Bylund argumenta que minarquistas são, na verdade, estatistas disfarçados. Qualquer sistema com impostos obrigatórios é uma forma de estatismo.

  3. 3Princípio de não-agressãoNinguém pode iniciar força ou fraude contra outrem.

    Regra básica libertária: não usar violência excepto em defesa própria. O artigo mostra que o estado viola isto ao cobrar impostos à força. Se alguém te agredir, podes defender-te, mas nunca iniciar agressão.

  4. 4Direitos de propriedade privadaDireito ao que ganhaste ou criaste honestamente.

    Tens direito exclusivo ao que adquiriste de forma justa. Bylund diz que qualquer imposto viola estes direitos, independentemente da percentagem. Se trabalhaste para comprar casa, é tua, não do governo.

  5. 5Imposto como rouboTirar dinheiro à força é furto, mesmo sendo estado.

    Se tiram o que é teu sem consentimento, é roubo. O autor argumenta que a quantidade não muda a natureza do acto. Se vizinho te tirar 30% do salário à força é crime; o estado faz o mesmo.

  6. 6Exclusividade da força estatalSó o estado pode usar violência de forma reconhecida.

    O estado reserva para si o direito de usar força na sociedade. Bylund diz que isto define a natureza do estado, seja grande ou pequeno. A polícia pode prender, tu não podes fazer justiça pelas próprias mãos.

  7. 7Anarquismo libertárioSociedade organizada sem estado, por livre acordo.

    Não é caos, é ordem voluntária sem imposição central. O autor defende que devemos abolir o estado completamente. A Islândia medieval funcionou séculos sem estado central, com tribunais privados.

  8. 8Direitos naturaisDireitos que tens por seres humano, não dados pelo estado.

    Vêm da tua natureza humana, não de leis ou governos. O artigo critica minarquistas por acharem que o estado 'garante' direitos. Tens direito à vida e liberdade mesmo que nenhum governo exista.