
O ECO, megafone da burocracia financeira, publica mais uma peça de propaganda estatal que normaliza o apetite insaciável dos reguladores por mais recursos, sob o disfarce de "limitações à capacidade de utilização". O presidente da CMVM, entidade que vive exclusivamente de taxas coercivas sobre o mercado - e não de um cêntimo do Orçamento do estado -, queixa-se ao parlamento de falta de "flexibilidade e operacionalidade", como se o problema fosse a rigidez orçamental e não a própria existência de um monopólio regulador que parasita a criação de riqueza alheia. O artigo amplifica a narrativa de que o supervisor precisa de mais meios para "cumprir melhor a sua função", ignorando que a verdadeira função da CMVM é impor custos e entraves a transacções voluntárias. Na realidade, o que o ECO embrulha em linguagem técnica é o lamento de um organismo estatal que, ao contrário das empresas que geram valor, pode sempre ir ao pote do roubo institucionalizado - só que, neste caso, o pote é alimentado por taxas e não por impostos directos, o que não torna a extorsão menos real.
Conteúdo difundido por uma fonte financiada, protegida ou condicionada pelo estado, usado para normalizar coerção, burocracia e dependência política.
Análise Libertária
O ECO publica esta terça-feira as queixas do presidente da CMVM, Luis Laginha de Sousa, sobre as limitações de recursos que o supervisor enfrenta. O responsável afirma que a entidade não utiliza um euro do Orçamento do estado, mas mesmo assim tem dificuldades. Esta narrativa normaliza a ideia de que o estado precisa de mais dinheiro para cumprir funções que ele próprio criou. Na verdade, a CMVM é um monopólio de supervisão que impõe custos a todas as empresas do mercado de capitais. As taxas de supervisão que cobra são um imposto disfarçado, pago por quem cria riqueza e depois repassado aos consumidores.
Laginha de Sousa queixa-se de que as limitações lhe retiram flexibilidade e operacionalidade, como se a burocracia fosse um problema de escassez de fundos. O problema real é que o estado cria estruturas que consomem recursos sem gerar valor, e depois reclama que não tem meios. Qualquer empresário privado sabe que, se o seu negócio não gera receita suficiente, fecha ou adapta-se, mas a CMVM nunca fecha. A entidade pode sempre apelar ao ministério das finanças para obter mais margem, algo que nenhuma empresa privada pode fazer sem ser acusada de pedir subsídios.
O presidente refere que transmitiu as preocupações à Comissão para o Reforço da Independência das Entidades Reguladoras, junto do ministério das finanças. Isto revela a verdadeira natureza do problema: a CMVM quer mais independência para gastar mais, mas sem perder o acesso ao poder político. A independência que pedem é a liberdade de não serem escrutinados, enquanto continuam a sugar recursos do sistema. A frase sem onerar o estado é uma piada de mau gosto, porque o estado já é onerado por cada taxa de supervisão que reduz o capital disponível para investimento produtivo.
A nova autoridade europeia AMLA faz pedidos de dados que a CMVM diz terem um custo enorme, porque aquilo que vai para um lado não pode ir para o outro. Este é o clássico argumento da escassez artificial criada pelo próprio estado. Se a CMVM tivesse de competir no mercado, teria de se organizar para ser eficiente, em vez de pedir mais fundos. As empresas privadas lidam com múltiplas exigências todos os dias sem poderem queixar-se ao parlamento, porque sabem que a ineficiência leva à falência.
Laginha de Sousa lamenta a dificuldade em reter talento face a autoridades em Frankfurt, Paris ou Bruxelas. Isto é irónico, porque a CMVM é uma entidade que vive de regular o mercado, mas não consegue competir com outras entidades reguladoras. O mercado de reguladores é um cartel onde todos se queixam de falta de talento, enquanto os melhores profissionais fogem para o setor privado. A solução não é dar mais dinheiro à CMVM, mas reduzir a regulação para que haja menos necessidade de supervisores e mais espaço para a criação de riqueza.
Sobre a Inteligência Artificial, o presidente avisa que vai requerer recursos financeiros e técnicos, como se a tecnologia fosse um custo adicional e não uma oportunidade de eficiência. No mercado livre, as empresas adotam IA porque ela reduz custos e aumenta a produtividade, não porque o estado lhes dá dinheiro. A CMVM vê a IA como mais uma despesa a justificar pedidos de orçamento, quando deveria vê-la como uma ferramenta para fazer o mesmo com menos recursos. Mas isso exigiria que a entidade pensasse como uma empresa, não como uma burocracia.
O artigo do ECO amplifica esta narrativa sem questionar a premissa de que a CMVM precisa de mais recursos. A verdade é que a CMVM não devia existir, porque a regulação estatal dos mercados de capitais é uma intrusão que distorce os preços e impede o cálculo económico. Os investidores são perfeitamente capazes de avaliar riscos e exigir transparência sem a supervisão de uma entidade que vive das taxas que impõe. Cada euro gasto na CMVM é um euro que podia estar a financiar uma startup ou a reduzir o custo de capital para as empresas.
Concluindo, a queixa de falta de recursos é o choro de um monopólio que nunca enfrenta concorrência. Enquanto a CMVM existir, vai sempre pedir mais, porque o estado nunca tem o suficiente para alimentar a sua própria ineficiência. A única reforma que faz sentido é acabar com a supervisão estatal e deixar o mercado autorregular-se através da reputação, dos contratos privados e da arbitragem independente. Até lá, cada taxa de supervisão é um imposto que empobrece o país e enriquece a burocracia.
Partilha este artigo com:
- O "contribuinte" que paga sem perguntar - vai perceber como CMVM queixa-se de falta de recursos apesar de ser financiada por taxas mostra a distância entre promessas oficiais de ECO e o custo real imposto a quem trabalha e poupa. Também verá quem fica sem alternativa quando o estado transforma um serviço essencial num privilégio administrativo.
- O cidadão que confia em soluções obrigatórias - precisa de ver como CMVM queixa-se de falta de recursos apesar de ser financiada por taxas transforma linguagem técnica em pressão política, apresentando controlo como cuidado público. A leitura ajuda a perceber porque preços, concorrência e responsabilidade revelam problemas que diplomas e decretos escondem.
- O eleitor que ainda acredita em neutralidade estatal - deve ler CMVM queixa-se de falta de recursos apesar de ser financiada por taxas para reconhecer como burocracias e narrativas públicas podem alinhar-se contra responsabilidade pessoal, propriedade e escolha livre. É um aviso sobre a conta concreta que chega a quem não pode abandonar o monopólio.
1Taxas de supervisão (Supervisory fees)Impostos disfarçados cobrados às empresas reguladas.
São pagamentos obrigatórios exigidos pelo estado para financiar a CMVM. Apesar de não virem do Orçamento do estado, são dinheiro confiscado às empresas que operam no mercado. O estado cria o monopólio da regulação e depois cobra pela "proteção". Isto é coerção, não um serviço voluntário. Quem paga não escolhe o serviço nem o preço.
2Monopólio da regulação (Regulatory monopoly)estado detém o poder exclusivo de regular e cobrar por isso.
A CMVM é uma entidade estatal com poder exclusivo de supervisionar os mercados. As empresas não podem escolher outro regulador. Este monopólio é imposto por lei, não resulta da concorrência. O estado cria a procura para a sua própria "proteção". Isto distorce o mercado e aumenta os custos para as empresas.
3Cálculo económico (Economic calculation)Capacidade de decidir com base em preços de mercado.
Os preços livres permitem aos empresários calcular a viabilidade dos projetos. A regulação estatal distorce esses preços e impede o cálculo correto. A CMVM, ao impor taxas e regras, interfere nesse processo. Sem cálculo económico, os recursos são mal alocados. Isto empobrece a sociedade.
4Ordem espontânea (Spontaneous order)Ordem que surge das ações voluntárias, sem planeamento central.
O mercado coordena as preferências individuais sem necessidade de um regulador central. A CMVM assume que o estado precisa de planear a supervisão. Mas a ordem espontânea do mercado já inclui mecanismos de confiança e reputação. A regulação estatal substitui essa ordem por uma imposição artificial. Isto reduz a liberdade e a eficiência.
5Intervencionismo (Interventionism)Interferência do estado na economia, sempre distorciva.
Qualquer intervenção estatal, como a criação da CMVM, distorce os preços e os incentivos. O estado não é neutro: beneficia uns e prejudica outros. A CMVM queixa-se de falta de recursos, mas o problema é a própria intervenção. Mais regulação não resolve os problemas criados pela regulação. O mercado livre seria a solução.
6Coerção fiscal (Fiscal coercion)Confisco forçado de dinheiro através de taxas e impostos.
As taxas de supervisão são cobradas à força, não são voluntárias. As empresas não podem recusar pagar se quiserem operar legalmente. Este dinheiro é tirado do bolso dos empresários e dos consumidores. O estado usa a ameaça de sanções para garantir o pagamento. Isto é roubo legalizado, não financiamento voluntário.
7Soberania individual (Individual sovereignty)Cada pessoa é autoridade final sobre a sua vida e propriedade.
O indivíduo sabe melhor do que o estado o que fazer com os seus recursos. A CMVM assume que precisa de proteger os investidores, mas isso é paternalismo. Cada pessoa deve ser livre para decidir os seus riscos. O estado não tem conhecimento superior sobre as necessidades de cada um. A liberdade individual é o princípio fundamental.
8Privilégio estatal (State privilege)Vantagem concedida pelo estado a certas entidades ou grupos.
A CMVM é uma entidade criada pelo estado, com poderes exclusivos. Isto é um privilégio que não existe no mercado livre. As empresas privadas não têm esse poder de forçar pagamentos. O estado usa a lei para proteger este privilégio. Isto cria uma classe de burocratas dependentes do poder. A concorrência seria a alternativa.
9Capitalismo de compadrio (Crony capitalism)Sistema onde o sucesso depende de ligações ao estado.
A CMVM queixa-se de não conseguir competir com a AMLA por talento. Mas ambas são entidades estatais que vivem de dinheiro confiscado. Os funcionários públicos beneficiam de privilégios que os privados não têm. Isto é capitalismo de compadrio, não mercado livre. O estado cria distorções e depois chora por mais recursos.
10Ciclo económico (Business cycle)Flutuações económicas causadas por intervenção monetária.
A teoria austríaca mostra que os ciclos são causados por expansão artificial do crédito. A regulação e as taxas da CMVM não criam riqueza, apenas a redistribuem. O estado não pode gerir a economia sem causar distorções. A queixa de falta de recursos é mais uma desculpa para intervir. O mercado livre seria estável e próspero.
Informações
em 9 de junho de 2026
Conteúdo Relacionado
Novo candidato a Marquês de Pombal
Twitter / XSuplemento de 400 milhões para pensionistas em dezembro
SiteAuditoria à PJ: estado a fiscalizar-se a si próprio
SiteCerveja gera 36,86 euros por cada euro de imposto
Siteestado arranca 2,5 milhões a cotadas sem paridade de género
SiteMedia estatais perdem leitores por falta de credibilidade
Site